João Pessoa

Pelos olhos de Fernanda Toloza

Como parte da viagem de inspecção, foram apresentados os pontos turísticos mais importantes de João Pessoa, a terceira capital mais antiga do país. João Pessoa faz fronteira ao norte com o estado do Rio Grande do Norte e ao sul com Pernambuco. Tem um aeroporto internacional chamado Castro Pinto, a 11 km do centro da cidade. Nessa altura, a companhia aérea Gol operava um voo directo aos sábados a partir de Buenos Aires, regressando com uma escala em Maceió. Esta cidade é diferente do resto das capitais, não só pelas suas praias de águas calmas e todo aquele ambiente rodeado de vegetação nativa, mas também pelas suas incríveis piscinas naturais, perto da costa, é onde o sol nasce primeiro na América, amanhecendo por volta das 05:00 da manhã. O destino surpreende com a qualidade do seu povo e com os encantos da natureza. É uma cidade com um ar interior calmo e proprietária de uma das maiores reservas de mato atlântico, aqui pode encontrar o ponto mais oriental do continente americano chamado ponto das Seixas. Deste ponto, 800 metros a norte, encontramos o Farol do Cabo Branco, um dos pontos turísticos que foram visitados durante o City Tour, antes de passar pela obra do arquitecto Oscar Niemeyer que construiu a Estação do Cabo Branco: Ciência, Cultura e Arte, para depois continuar até ao centro histórico, muito pitoresco e preservado, onde se destaca a Igreja de São Francisco, em estilo barroco.

As principais praias urbanas são Tambaú, Cabo Branco, Bessa e Manaíra, onde se concentram o maior número de hotéis com importante infraestrutura, os principais restaurantes e as barracas de praia, oferecendo uma ampla oferta gastronômica para todos os gostos e bolsos. Foram feitas visitas aos hotéis mais destacados da cidade, Hardman, Manaíra, Hotel Tambau, Verdegreen e hotéis da rede Nord.

Os pontos de interesse mais importantes foram visitados, incluindo a parada obrigatória para ver o pôr do sol na praia de Jacaré. É realmente emocionante ver o pôr do sol na praia do Jacaré (Praia do Rio) ao som do saxofonista Jurandy com seu bolero Ravel, Ele é um ícone da cidade por ter realizado seu repertório único de boleros mais de 4.000 mil vezes. Ao chegar ao Parque do Jacaré, há tempo para passear pelo centro comercial, antes de embarcar no catamarã onde é apresentado um dueto de forró (música popular no nordeste do Brasil), acompanhado por um violinista e, finalmente, o saxofonista Jurandy fecha o espectáculo.

Foi possível apreciar as piscinas naturais da Areia vermelha. É uma ilha de formação de corais que fica a 1,5km da praia de Camboiña, em Cabedelo (ao norte da cidade, antes de chegar ao Forte de Santa Catarina, onde o rio encontra o mar) A ilha só aparece quando a maré está baixa e oferece ao turista a possibilidade de tomar banho nas piscinas naturais formadas pelos corais.

Foi realizada um site inspection ao longo do litoral sul da Paraíba, que é um verdadeiro tesouro, no litoral do Conde, foram visitadas as praias de Tabatinga, Carapibús e Coquerinho. Distinguem-se pelas suas falésias, águas transparentes e vasta vegetação. Você pode fazer passeios de buggy por toda esta área Tambaba está localizada 40 km ao sul de João Pessoa, onde foi instalada a primeira praia de nudismo de todo o nordeste. É um destino imperdível para quem busca combinar natureza, descanso e aventura. Recomendado para viajar com a família, amigos ou a dois.